quarta-feira, dezembro 21, 2005

9 - ANTONINO BAPTISTA - CAMPEÃO E INTERNACIONAL DE CICLISMO




ANTONINO BAPTISTA, natural de Aguada de Cima, foi um dos maiores ciclistas portugueses do seu tempo, sempre companheiro e rival de Alves Barbosa. ambos ao serviço do memorável Sangalhos.
* Foi campeão nacional de fundo em 1958 e 1959.
* Foi 2º. classificado na Volta a Portugal de 1960, chegando a envergar a camisola amarela.
* Participou nos Tours de França de 1958, 1959 e 1960.
* Participou nas Vueltas a Espanha de 1958 1959 e 1960.
* Foi terceiro da Volta a Marrocos de 1960, ganhando uma etapa.
* É recordista do Porto-Lisboa (347 kms) , com 9h.28m.2s, à média de 36,652 kms/hora - obtida na prova de 1962.
Tanto há a dizer de Antonino Baptista, agora com 72 anos e radicado em França vai para 40.
A Câmara de Águeda atribui-lhe, em 2001, a Medalha de Prata do Município e Aguada de Cima, em 2001, atribui o seu nome à rua onde nasceu.

Antonino Baptista na actualidade (á direita) e quando foi campeão nacional de fundo (em cima, à esquerda)

6 comentários:

Carlos Manuel disse...

Antonino Baptista foi ciclista e com esta carreira, é de Aguada de Cima e ninguém sabe, só por isto já valeria a pena vir ver este blogue. Anda bem que a Câmara lhe deu a medalha e a terra dele o nome uma rua.
Podem dar mais pormenores sobre a carreira dele?

Judeu de Águeda disse...

De Aguada de Cima é também Arnaldo Abrantes, que foi olimpico do atletismo. É uma terra de campeões, pelos vistos. Alguem me disse que Antonino Baptista tinha um irmão que foi um grade corredor, é verdade?

Galos disse...

Duas vezes campeão nacional, que surpresa tão bonita. Águeda é terra de campeões e nem damos por ela. Não conhecia Antonino Baptista. Obrigado Campeões de Águeda nos nos ensinares estas coisas.

Manuel Machado disse...

Lembro-me de o ter visto a ganhar uma etapa que acabou na avenida que vai da garagem dos Oliveiras para a estação dos comboios, aí por volta dos anos 60, era eu um miúdo.
Não sabia é que Antonino Baptista tinha este currículo, é formidável.

Anónimo disse...

Só hoje conheci este Blogg. Por motivos profissionais conheço muito bem a região de Àgueda e confesso que gosto muito.
Só conhecia o Antonino Baptista de o ver passar em Coimbra nas provas de ciclismo e era uma passagem fugaz. Embora Academista, a minha simpatia no ciclismo, era para o Sangalhos. Conhecia bem o Alves Barbosa, era o meu ídolo. Mas homens como o Antonino, o António e o Herculano Oliveira, entre outros, eram o complemento da equipa. Ainda hoje não perco o Tour, a Vuelta ou a Volta.
Se ainda está entre nós, e espero que sim, embora sem o conhecer pessoalmente, um grande abraço ao Antonino que grandes alegrias me deu.

Henrique Melo - Coimbra

maria de fátima fragona disse...

BOA TARDE,
conheci muito bem o antonino e o falecido irmão antonio, conheci também o pai deles, com a sua bicicleta favorita. muito procurei por ele, mas nunca ninguém a quem perguntei me soube dizer, há uns tempos encontrei-me com o Alves barbosa, então perguntei pelo nosso amigo antonino ao que me responder que estava em França.quando chegamos a velhotes bate a saudade e, eu tenho muitas saudades daqueles tempos. se alguém tiver a direção do antonino, que espero ainda esteja entre nós muito agradecia.se ele ler isto espero que se lembre de mim, sou a Fátima, filha do Ferreira da Silva de sangalhos.