segunda-feira, dezembro 19, 2005

1 - HERNÂNI: FUTEBOLISTA INTERNACIONAL E CAMPEÃO NACIONAL DE FUTEBOL

HERNÂNI Ferreira da Silva nasceu a 1 de Setembro de 1931 e foi, seguramente, o maior futebolista aguedense de todos os tempos.
Avançado, começou no Recreio e notabilizou-se no FC do Porto, clube de que foi grande líder entre 1950 e 1964 e pelo qual foi duas vezes campeão nacional e venceu duas Taças de Portugal.
Foi 28 vezes internacional, por várias selecções de Portugal.
Jogou no Estoril (serviço militar) e marcou mais de uma centena de golos pelos portistas - 26 na época de 1956/57, quando foi o segundo melhor marcador do campeonato, depois de José Águas.

10 comentários:

Galo do Botareu disse...

Bingo!!!!
Estava a navegar na net e quase assisti ao parto deste blogue de Campeões de Águeda. Dou os meus parabéns ao Soberania do Povo.
E Hernâni, já tinha ouvido falar, é um grande nome do desporto de Águeda e de Portugal.

Judeu de Águeda disse...

O maior futebolista de Águeda de todos os tempos, sem dúvida. A ideia de aqui recordar os campeões de Águeda parece-me muito interessante.

Carlos Manuel disse...

Estou surpreendido com esta blog e como aguedense dou os meus parabéns ao Soberania do Povo pela iniciativa.
Gostava de dizer que Vila Flore, em Trás-os-Montes, atribuiu o nome de Hernâni a uma rua. Suponho que estav ligada àqiela vila pela família do lado da mulher.

Manuel António disse...

A Câmara Municipal de Águeda atribuiu-lhe a Medalha de Honra nuam reunião de Novembro de 1993 e andou um série de anos para a entregaar.

Joca disse...

Houve outro aguedense que foi internacional pelo Porto, o David Sucena, que depois jogou no Recreio e foi campeão distrital.
Do Hernâni, sempre ouvi dizer que foi um jogadopr fabuloso.

FF Silva disse...

Vi Hernâni jogar uma vez nas Antas, era um jogador de categoria. Fui numa excursão organizada pelos Azeitonas do sr. José Novo, com muita malta de Águeda.

Galos disse...

O maior futebolista de Águeda de todos os tempos. Dá-se em Águeda o nome de tanta genta a ruas e foi preciso ser Vila Flor lá em Trás-os-Montes a dar o nome de Hernâni a uma rua. É nestas coisas que se vâ a pequenez da nossa terra.

Manuel Machado disse...

Mal me lembro dele a jogar, mas sempre ouvi dizer que foi o melhor futebolista de Águeda de todos os tempos. Agora, confirmei-o.

AM Vidal disse...

O melhor jogador de Águeda de todos os tempos, sem dúvidas.

thesarcasticway disse...

Hernani Ferreira da Silva! Embora com 18 anos apenas sei que o meu avô me conta que era um jogador de imensa categoria! Sem duvida o melhor futebolista Aguedense de todos os tempos! Os seus numeros falam por si!
Parece justo que a C.M.A lhe faça uma homenagem a sério numa rua e porque não uma foto na galeria do Municipal! Eu já cumpri com a minha parte e homenagei Hernani no meu blog!
R.D.A fOREVER!