Em cima, da esquerda para a direita: Valério, José Carlos, César, Nogueira, Rodrigues Dias e Tibi (gr).
Em baixo: Orlando, Flávio, Alberto e Luz (gr)
Memória dos que, de Águeda, se notabilizaram no desporto local, nacional e mundial, e que o jornal SOBERANIA DO POVO quer imortalizar na internet!!! * www.soberaniadopovo.pt


ARMANDO ROCHA é dos mais prestigiados dirigentes desportivos de Águeda. Foi Director Geral dos Desportos (7 de Maio de 1963 a 9 de Agosto de 1973), dirigente da Académica de Coimbra, presidente do CDUL, membro do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário, primeiro director do estádio Nacional, dirigente das Federações Portuguesas de Basquetebol, Desporto Universitário,Ténis (direcção) e Basquetebol. 






ANTÓNIO MONTEIRO, canoísta olímpico nos Jogos de Barcelona (1992), na prova de K4 1000 metros, com António Brinco (também de Águeda), Belmiro Penetra e Rui Fernandes - foram 15º.s classificados. 


ANA EMÍLIA ROCHA foi atleta internacional de ténis de mesa, aos 17 para 18 anos, quando defendeu as cores nacionais nos Campeonatos da Europa de Barcelona (1977) e Roma (1978).
Mamadu BOBÓ Djaló foi um dos "Galos do Botaréu" da epopaica subida à 1ª. divisão. Marcou um golo espectacular no 5-2 do jogo de Peniche, última jornada - a 5 de Junho de 1983. Aos 20 minutos da segunda parte, arrancou do meio campo, galgou dezenas de metros, passou por dois adversários e, dentro da área, rematou cruzado e colocado, fazendo o 4-2. Recordamo-lo num cromo da época, retirado do blogue Cromo dos Cromos.
O RECREIO DE ÁGUEDA disputou em Vila do Conde o seu último jogo na 1ª. divisão - goleado (1-5) pelo Rio Ave e sendo despromovido. O jogo foi a 13 de Maio de 1984 e esteve a ganhar (1-0), com golo de Paulo César mas uma tarde infeliz "atirou" os "Galos do Botaréu" para a 2ª. Divisão, com 19 pontos. Vencesse o jogo e desceria o Penafiel e iria o Farense à liguilha. Desceu o Águeda, com Estoril e Espinho. O atleta do Recreio será Belo (foto). O treinador do Rio Ave era Félix Mourinho, pai de José Mourinho.
O RECREIO de Águeda jogou uma única vez nas Antas e foi expressivamente derrotado (0-6) pelo FC do Porto na 17ª jornada do CN da 1ª. Divisão de 1983/84, a 12 de Fevereiro de 1984- na época de estreia e única. Reconhecem-se, o guarda redes Luz, Paulo César (de barbas), Belo (nº. 7?) e Jaime Pacheco (FC do Porto).
O RECREIO de Águeda subiu à 1ª. divisão na época de 1982/83. Esta foi a equipa que, a 13 de Março de 1983, empatou (0-0) em Águeda com o Académico de Coimbra, na 20ª. de 30 jornadas.
ANTÓNIO BRINCO, canoísta de Águeda, foi atleta olímpico nos Jogos de Seul, na Coreia (1988), e Barcelona, em Espanha (1992).
HERNÂNI Ferreira da Silva nasceu a 1 de Setembro de 1931 e foi, seguramente, o maior futebolista aguedense de todos os tempos.