FRANCISCO DUARTE (1905/1992) foi recordista nacional do salto à vara (3,3 metros, a 9/6/1929) e era também especialista em barreiras, salto em comprimento, triplo salto, dardo e peso. E foi duas vezes internacional, frente à Espanha, em Madrid (1925, segundo classificado) e Porto (1926 (no Porto, terceiro).
Foi campeão distrital de Aveiro, em futebol (pelo Beira Mar) e jogou no Anadia (que ajudou a fundar), União e Académica de Coimbra. Treinou, entre outras equipas de futebol, o Recreio de Águeda, a Sanjoanense e o Académico do Porto.
Foi exímio praticante de ténis, remo e tiro aos pombos (oficialmente) e hipismo, hoquei em patins, natação e caça.
Era pai de Manuel Alegre, poeta e deputado, Vice-Presidente da Assembleia da República e candidato a Presidente da República (22 de Janeiro de 2006).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
El padre saltaba con la vara......El hijo......¿"Da la vara"?
Francisco Duarte foi atleta do Académico Futebol Clube (do Porto),conforme camisola da fotografia,onde foi um notável desportista, onde conseguiu a internacionalização e os títulos em atletismo.
Só queria realçar o nome do Académico pois foi um clube que ele muito amou e ao qual se dedicou durante muitos anos.
Parece-me que no vosso texto não dão especial relevo ao nome do meu clube. Eu sei que o site é sobre Águeda eo seus filhos mais distintos, mas....
Eduardo Rego - Porto
Enviar um comentário