terça-feira, janeiro 31, 2006

61 - BÉRIO MARQUES: CAMPEÃO NACIONAL DE CANOAGEM (perdeu um título para salvar a vida de um adversário)

BÉRIO MARQUES foi campeão nacional de canoagem em R1 seniores (1980, 1981 e 1982) e 500 metros (K1, em1984), entre outros. Disputou várias provas internacionais. Foi treinador do GICA, seu clube de sempre.
A 24 de Abril de 1983, perdeu um título de campeão nacional, em Vila do Conde, para salvar a vida de um adversário, que estava prestes a ser afogado - depois de se lesionar na prova. Bério Marques interrompeu a sua corrida, com a meta à vista, e levou-o para terra - perdendo a possibilidade de ser campeão nacional.
Foi louvado, por isso, pela Câmara Municipal de Águeda (28 de Abril desse ano) - que o considerou "exemplo de desportista, que muito honra o desporto, o concelho de Águeda e a filosofia das suas gentes". A Federação Portuguesa da Canoagem considerou-o Desportista do Ano, com louvor.

6 comentários:

Judeu de Águeda disse...

Esta é a mais bela homenagem que se podia prestar um CAMPEÃO DE ÁGUEDA!
oi campeãp mas não hesitou em perder um título para salvar uma vida!
Fantástico.

J. Costa disse...

Bonito gesto, de um verdadeiro campeão.
Foi pena que tivesse partido tão cedo, pois era um grande atleta, treinador e homem.

Manuel Machado disse...

Não conheci nas rendo a minha homenagem a um atleta desta estirpe - que não se importou de perder um título para salvar uma vida.
Ainda bem que o SP nos evoca estes factos tão bonitos.

Jotadê disse...

Os grandes campeões são com o Bério. Conheci o pai e a ele menos, mas são um grande exemplo para os desportistas mercenários de agora.

Anónimo disse...

Ao Bério Grande atleta, treinador, homem, Amigo, o meu muito obrigada por ter partilhado contigo, largas e muitas horas de rio, e competição.Por tudo o que me ensinas-te enquanto desportista, que ainda hoje me serve de exemplo na ajuda aos mais novos.
O meu maior respeito por ti, e uma saudade inesquecível. irene

thesarcasticway disse...

Bela atitude!