terça-feira, janeiro 31, 2006

61 - BÉRIO MARQUES: CAMPEÃO NACIONAL DE CANOAGEM (perdeu um título para salvar a vida de um adversário)

BÉRIO MARQUES foi campeão nacional de canoagem em R1 seniores (1980, 1981 e 1982) e 500 metros (K1, em1984), entre outros. Disputou várias provas internacionais. Foi treinador do GICA, seu clube de sempre.
A 24 de Abril de 1983, perdeu um título de campeão nacional, em Vila do Conde, para salvar a vida de um adversário, que estava prestes a ser afogado - depois de se lesionar na prova. Bério Marques interrompeu a sua corrida, com a meta à vista, e levou-o para terra - perdendo a possibilidade de ser campeão nacional.
Foi louvado, por isso, pela Câmara Municipal de Águeda (28 de Abril desse ano) - que o considerou "exemplo de desportista, que muito honra o desporto, o concelho de Águeda e a filosofia das suas gentes". A Federação Portuguesa da Canoagem considerou-o Desportista do Ano, com louvor.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ao Bério Grande atleta, treinador, homem, Amigo, o meu muito obrigada por ter partilhado contigo, largas e muitas horas de rio, e competição.Por tudo o que me ensinas-te enquanto desportista, que ainda hoje me serve de exemplo na ajuda aos mais novos.
O meu maior respeito por ti, e uma saudade inesquecível. irene

João Branco disse...

Bela atitude!