segunda-feira, janeiro 16, 2006

46 - FRANCISCO DUARTE: INTERNACIONAL E RECORDISTA DE ATLETISMO, CAMPEÃO DE FUTEBOL

FRANCISCO DUARTE (1905/1992) foi recordista nacional do salto à vara (3,3 metros, a 9/6/1929) e era também especialista em barreiras, salto em comprimento, triplo salto, dardo e peso. E foi duas vezes internacional, frente à Espanha, em Madrid (1925, segundo classificado) e Porto (1926 (no Porto, terceiro).
Foi campeão distrital de Aveiro, em futebol (pelo Beira Mar) e jogou no Anadia (que ajudou a fundar), União e Académica de Coimbra. Treinou, entre outras equipas de futebol, o Recreio de Águeda, a Sanjoanense e o Académico do Porto.
Foi exímio praticante de ténis, remo e tiro aos pombos (oficialmente) e hipismo, hoquei em patins, natação e caça.
Era pai de Manuel Alegre, poeta e deputado, Vice-Presidente da Assembleia da República e candidato a Presidente da República (22 de Janeiro de 2006).

2 comentários:

Anónimo disse...

El padre saltaba con la vara......El hijo......¿"Da la vara"?

Anónimo disse...

Francisco Duarte foi atleta do Académico Futebol Clube (do Porto),conforme camisola da fotografia,onde foi um notável desportista, onde conseguiu a internacionalização e os títulos em atletismo.
Só queria realçar o nome do Académico pois foi um clube que ele muito amou e ao qual se dedicou durante muitos anos.
Parece-me que no vosso texto não dão especial relevo ao nome do meu clube. Eu sei que o site é sobre Águeda eo seus filhos mais distintos, mas....
Eduardo Rego - Porto